segunda-feira, 11 de março de 2019

Guillaume Musso - Estarás ai?

E se um dia te dissessem que podes voltar atrás e mudar o teu passado?
Se um dia a vida te desse a oportunidade de reescrever a tua história?
O que mudavas? Em quem te tornarias?
Conseguirias fazer essa escolha sabendo que estarias a modificar todo o teu presente?

Este livro é fantástico.
É daqueles livros que nos prendem completamente, deixando-nos sempre com vontade de ler mais e saber o que acontece a seguir e como é que as coisas se vão desenrolar e resolver. É muito bem escrito e alterna facilmente o passado e o presente, sem nos deixar confusos ou perdidos.
Recomendo totalmente.

E é impossível não pensar no que nós mudaríamos se pudéssemos voltar atrás no tempo...


"Já todos nos confrontámos com a questão pelo menos uma vez na vida: se nos fosse concedida a oportunidade de voltarmos atrás, o que alteraríamos na nossa vida?"

"Se o pudéssemos fazer, que erros tentaríamos corrigir? Que dor, que remorsos, que receios escolheríamos apagar?"

"Ousaríamos verdadeiramente conferir um novo sentido à nossa existência?"

Mas para nos tornarmos o quê?
Para irmos para onde?
E com quem?"


"O futuro interessa-me:
É ai que tenciono passar os meus próximos anos." - Woody Allen

"Quando se ama, não há necessidade de discursos: sabe-se, sente-se e isso basta."

"Quem não gosta de animais, não gosta verdadeiramente das pessoas."

"E preserva os teus sonhos (...). Nunca se sabe quando poderás precisar deles." - Carlos Ruiz Zafón

sexta-feira, 8 de março de 2019

Tens que deixar ir...

Às vezes tens que deixar ir, tens que abrir mão e deixar partir quem não quer ficar.
Às vezes tens que atirar a toalha ao chão e perceber que amar não chega, que às vezes por mais que tu ames o mesmo não acontece do outro lado.
Às vezes tens que deixar os sonhos morrerem mesmo que aches que vais morrer com eles, tens que te despedaçar para que talvez um dia consigas voltar a recomeçar.

Não adianta amar, se o outro não sente o mesmo.
Não adianta dares tudo se do outro lado não recebes nada.
Não adianta fazeres planos, traçares metas se quem está ao teu lado não te quer acompanhar no caminho.

Às vezes tens que deixar cair o coração, dizer adeus e fechar a porta.
Tens que matar os sonhos que teimas em sonhar sozinha, dizer adeus ao futuro que imaginaste e deixar partir quem juraste amar para sempre.
Às vezes amar não chega e quando isso acontece tens que respirar fundo, agarrar em toda a tua força e pedir à outra pessoa que vá embora, que faça o seu caminho e que seja feliz.

Vai doer, vai doer tanto que parece que te falta o ar de todas as vezes que tentares respirar.
Vai doer tanto que vais achar que o teu coração nunca mais conseguirá bater de novo.
Vai doer como se te tivessem arrancado um pedaço... porque na verdade arrancaram..

E vais chorar e tentar perceber em que momento perdeste aquele amor ou o que poderias ter feito de forma diferente, mas a verdade é que às vezes as coisas não estão simplesmente destinadas a ser.

Não te contentes em viver pela metade, não te contentes em não ser amada só porque achas que amas pelos dois, não te contentes em não ter a vida com que sonhaste.
O amor só faz sentido quando é vivido a dois.
E quando não é, vale mais respirar fundo e fechar a porta, mesmo que doa muito.. e eu sei que vai doer...

Tu mereces mais, tu mereces todo o amor do mundo!
Não te contentes com menos do que isso...


quinta-feira, 7 de março de 2019

Sofia Fraga - Julião o Melro-poeta

Sofia Fraga é daquelas escritoras que quando pegamos num livro da sua autoria já sabemos que o mesmo terá alguma mensagem para nos passar, foi por isso que quando peguei no novo livro da autora o fui lendo e sorrindo à medida que tentava perceber o que ela nos queria ensinar desta vez. "Julião o melro-poeta" não tem uma mensagem tão óbvia como o livro anterior dela ("A tartaruga Celeste e o menino que chorava música") mas conforme vamos lendo as linhas e as entrelinhas vamos percebendo que a mensagem está lá.

Este livro fala-nos sobre 3 animais que se conhecem por acaso e que se unem para concretizar um objectivo comum, que unem os seus esforços e vão fazendo o caminho sempre juntos até chegarem ao suposto destino.
E aqui já temos duas importantes mensagens que nunca devíamos esquecer de ensinar às nossas crianças, porque sejamos sinceros; se um melro poeta, um sapo que acha que é príncipe e uma mosca que adormece de 30 em 30 minutos conseguem cumprir um objectivo, o que é que impede as nossas crianças de conseguirem também?
Enquanto lemos o livro com as nossas crianças podemos aproveitar toda a parte da viagem dos animais para os relembrar da importância de acreditar nos sonhos e de lutar por eles mesmo que alguém duvide não só da nossa capacidade para os realizar mas também da validade desse sonho. Temos aqui uma excelente forma de os ensinar que não importa se mais ninguém acredita desde que eles acreditem. Juntando a isto podemos falar da importância do trabalho de equipa e de como os amigos estão sempre dispostos a ajudarem-se mutuamente.

Já no final da história e depois do objectivo a que os amigos se propuseram, eles decidem continuar juntos e desbravar outras possíveis aventuras (quem sabe em novos livros), no entanto antes disso conseguimos mais uma vez uma importante mensagem, durante todo o percurso o Julião (o melro-poeta) queria muito fazer algo para agradar e ser aceite por outra pessoa ( no caso era mais outro animal), mas no fim tudo o que ele fez foi ser ele mesmo e foi isso que lhe trouxe grandes resultados. Ou seja, podemos mais uma vez pegar numa parte da história para relembrar os nossos meninos de que eles não precisam de mudar para agradar ninguém, de que tem de ser eles mesmos, que tem de ser fieis ao que são e ao que acreditam e que se o fizerem terão excelentes resultados.
Além disso podemos ensinar ainda que os verdadeiros amigos gostam de nós como nós somos e que a sua amizade não depende de sermos ou fazermos isto ou aquilo.

Resumindo, é um livro maravilhoso cheio de mensagens para as nossas crianças e que nos dá a oportunidade enquanto educadores de reforçar a sua auto-confiança.
Não acho que seja um livro que uma criança de 6 ou 7 anos compreenderá sozinha - a história em si, a criança poderá ler sozinha e perceber as partes básicas de 3 amigos que fazem algo juntos mas as inúmeras mensagens que o livro tem acho que não.
No entanto acho que é um daqueles livros maravilhosos para lermos enroscados nos nossos pequenos enquanto eles ouvem a nossa voz e imaginam a história, ou enquanto nós ouvimos a voz deles e os vamos conduzindo com perguntas para os sítios que queremos que eles reparem e os vamos ensinando que os bons livros são muito mais do que uma simples história, são autênticas lições de vida.


quarta-feira, 6 de março de 2019

Fechado - Sorteio do livro - "A luz que brilha" de Danielle Steel

OBRIGADA!
Já somos mais de 500 seguidores no facebook e queria muito agradecer a cada um de vocês, fico mesmo muito feliz cada vez que o número aumenta lá na página, já que isso significa que vocês gostam do que escrevo e querem continuar a acompanhar-me nesta jornada.
Infelizmente não consigo presentear todos mas resolvi fazer um sorteio para vos agradecer por estarem comigo.
Escolhi portanto um dos meus livros favoritos e de que já vos falei aqui.

Não quero de todo complicar com regras, por isso a única coisa que é preciso fazer para se inscreverem no sorteio é serem seguidores da página do blog no facebook e preencherem o formulário que se encontra aqui em baixo com um email válido - para serem contactados em caso de ganharem - e com o nome com que me seguem na página do face de forma a que eu consiga confirmar que realmente me seguem.

Tirando isto a única coisa que peço é que só se inscrevam se realmente quiserem continuar a seguir a página após o fim do sorteio, este sorteio é uma forma de agradecer a quem gosta do que escrevo e por isso não faz para mim nenhum sentido que se inscrevam para depois deixarem de seguir a página só porque não ganharam o sorteio.

O sorteio começa hoje (6 de Março) e termina no dia 23 de Março. O resultado será publicado aqui no blog máximo até ao dia 27 de Março e a vencedora será contactada por email.
O sorteio é mundial, qualquer pessoa pode participar desde que saiba ler português, já que é nesta língua que o livro está editado (e que eu escrevo).

E é isto, se gostam do que escrevo basta seguirem-me no facebook (link aqui) e preencherem o formulário para se inscreverem.

Agradeço mais uma vez a cada um de vocês e boa sorte.

Update:
Sorteio encerrado. O resultado sai dia 27 de Março.

Update vencedora do sorteio:
Primeiro que tudo muito obrigada a todos os que participaram! Na altura em que iniciei o sorteio éramos 500 e pouquinhos no facebook e atualmente somos 617 (salvo erro).
Por isso muito obrigada a todos os que estão desse lado.

Como podem ver na imagem em cima o número 1 correspondia ao "enunciado" do sorteio e por isso não conta como número e foram 37 participantes (terminando por isso no 38).

Foi por isso sorteado um número aleatório entre os números 2 e o número 38 e o número vencedor foi o número 19.

O número 19 corresponde à Ana Batista e como podem ver na imagem em baixo ela segue a página e por isso cumpre a única regra necessária para ganhar. Vou entrar em contato com ela para que me envie os dados para o envio do livro.



Quem não ganhou continue desse lado e mantenha-se atenta, existirão mais oportunidades por aqui ;)

terça-feira, 5 de março de 2019

Levanta-te!

Levanta-te; ainda tens toda uma estrada para caminhar, ainda tens vários caminhos para desbravar, ainda tens várias metas para alcançar.
Levanta-te; não deixes que o desanimo te apanhe, que as derrotas te vençam, que as dificuldades te travem.
Levanta-te; não deixes que o cansaço leve a melhor, que os sonhos fiquem esquecidos, que os planos fiquem apenas no papel.
Levanta-te; reúne as tuas forças, agarra nos teus sonhos, procura as tuas crenças e levanta-te.

Está na altura de voltares à luta, de voltares a confiar em ti e de ignorares as vozes do mundo,
está na altura de voltares a perceber que tudo é possível desde que tu acredites.

Define a tua meta, traça o teu plano, calça os sapatos e prepara-te para voltares a percorrer a estrada da vida.
Nada se consegue sem esforço, nada se consegue se ficarmos sentados a lamentar, nada vai dar certo se não tentarmos.

É a tua hora.
Levanta-te e vai em frente!


segunda-feira, 4 de março de 2019

Danielle Steel - O meu filho Nick

E se o amor que sentes pelo teu filho não fosse suficiente para o salvar?
Se todos os dias fossem uma luta que nunca sabes se vais conseguir vencer?
Se por mais que te esforçasses para lhe mostrar o sol, ele só conseguisse ver a escuridão?
Como se sobrevive à morte de um filho?

De todos os livros que eu já li, este continua a ser um dos meus favoritos.
Danielle Steel dá-nos a conhecer a vida e a morte do seu filho Nick de uma forma tão intensa que é impossível acabar o livro sem o sentimento de que Nick era um dos nossos amigos mais próximos. Um livro repleto de sentimentos e emoções, escrito acima de tudo com o coração.

Nick lutou todos os dias contra a sua doença (psicose maníaco depressiva), teve a sua vida recheada de altos e baixos, foi ao fundo do poço e voltou ao cimo para vencer. Ele é a prova de que a doença não escolhe idades, estratos sociais e acima de tudo é a prova de como o diagnóstico e o tratamento são tão difíceis e dolorosos.
Não dá para ver Nick como um derrotado pela doença, apesar de ter desistido, ele foi um vencedor. Morreu cedo mas contra todas as opiniões médicas tornou-se a pessoa que sempre quis ser, um exemplo de coragem e força, mas... às vezes o destino está escrito.

Nota: Este livro foi reeditado pela Bertrand com o titulo de "A luz que brilha - A vida do meu filho."


"Pelas lições que me deste, e por todo o amor que partilhámos. Mais vasto que o oceano, maior que o céu. Voa bem, meu querido filho, até nos voltarmos a encontrar."

"Não importa quanto ponho no banco todos os dias, acordo liso todas as manhãs." - Nick Traina

"Mãe...
Conheci um milhão de pessoas
Mas nunca ninguém como tu
Muitos dos meus amigos são especiais
Mas ainda não consigo entender
Como podes ser tão maravilhosa
A melhor mãe do mundo
Sempre me amaste e ajudaste
Mesmo quando eu não tinha razão
Desculpa ter-te magoado
Desculpa ter-te feito chorar.
Farei o meu melhor para que te orgulhes de mim
Prometo que vou tentar.
Todos vêem o infortúnio
E todos sentem a dor.
E se alguém souber que és tu e eu
O sol brilhará através da chuva.
Deste-me tanto
Que as palavras não são suficientes
Para dizer quanto te amo
Estou a tentar e é difícil
Sem ti não existiria
Acreditaste em mim desinteressadamente
Os meus braços estão sempre abertos
Prometo que nunca se fecharão
Tenho mais respeito por ti
Do que por outra mulher viva
E o meu ombro está sempre aqui
Se algum dia precisares de chorar
Tudo acabará em bem
Porque sempre te amarei
Até ao dia em que morrer" - Nick Traina

sexta-feira, 1 de março de 2019

Sonha Grande!

Porque limitas os teus sonhos aos teoricamente possíveis?
Quem te disse que havia limites para sonhar?
Quem te disse que os sonhos tinham de estar à distância de dois passos e não de uma estrada inteira? 

Sabes uma coisa?
Não há sonhos demasiado grandes, nem demasiado impossíveis, nem nada dessas coisas que a sociedade gosta de dizer.
E sabes outra? Não faz mal nenhum ser um sonhador, não faz mal nenhum acreditar em coisas em que os outros não acreditam e em lutar por coisas que os outros consideram ser muito difíceis.
Pára de limitar as tuas opções só porque aparentemente as coisas estão demasiado longe para se tornarem reais.

Provavelmente quando o Bill Gates era pequeno, também lhe diziam para parar de sonhar e se concentrar na realidade e olha onde ele chegou. Olha tudo o que conseguiu criar.
Imagina se ele tivesse parado de sonhar ou se ele tivesse acreditado que o seu sonho era demasiado grande para ser sonhado.
Seria tudo diferente hoje em dia...

Então deixa-te de desculpas, deixa de colocar travões a ti mesmo, solta a imaginação, define o teu plano e vai à luta.
O mundo está cheio de hipóteses à espera de acontecerem.

Hoje é o teu dia. Só tens de te atrever!