quinta-feira, 11 de abril de 2019

Janne Teller - Guerra e se fosse aqui?

E se fossemos nós a viver num país em guerra?
Se fosse a nossa casa a estar destruída?
Se fossem os nossos amigos e familiares a serem mortos?
Se fossemos nós a viver em clima de medo constante?
E se quiséssemos fugir e nenhum país nos quisesse acolher?
Se fossemos vistos como perigosos por não falarmos a língua de outro país ou os nossos costumes não serem aceites por eles?
O que sentiríamos se de repente não tivéssemos um sítio para chamar de nosso?

Este é um livro que tem tanto de pequeno como de poderoso, são 63 páginas que têm o intuito de nos fazer pensar na guerra e nos migrantes de uma outra forma. E se fosse connosco?
Como reagiríamos e nos sentiríamos?
A forma como o livro está escrito leva-nos a pensar nas coisas sobre um ponto de vista diferente do habitual, fora dos nossos preconceitos.
Não é de todo um tema fácil e a melhor solução - na minha opinião - seria obviamente a reconstrução dos países de origem para que estas pessoas pudessem ficar nas suas pátrias, no entanto, o objectivo do livro não é discutir soluções ou política, é fazer isso sim, com que cada um de nós pense no assunto de forma diferente e que aborde estas pessoas de uma forma diferente.
Recomendo muito a leitura, lê-se em menos de meia hora e acredito que tenha a capacidade de mudar pontos de vista.

(quando terminei de o ler falei dele nos stories do instagram, por isso quem quiser saber dos livros que vou gostando de ler antes de eles chegarem aqui, siga-me por lá.)

Fotografia da minha autoria

terça-feira, 9 de abril de 2019

Só agradece!

Quantas vezes por dia páras para agradecer aquilo que tens?
Quantas vezes agradeces a oportunidade de acordar mais um dia e continuar a lutar pelos teus sonhos?
Quantas vezes agradeces a saúde, a família, os amigos, o emprego, ou qualquer outra coisa boa que exista na tua vida?

Perdemos tanto tempo a reclamar deste mundo e do outro e tão pouco a agradecer aquilo que Deus nos dá.
Porquê?
Porque é que é mais fácil reclamar do transito em vez de agradecer o carro?
Porque é que é mais fácil reclamar do frio em vez de agradecer a roupa?
Porque é que é mais fácil reclamar da doença em vez de agradecer a possibilidade de termos como nos tratarmos?
Porque é que é mais fácil reclamar com alguém por algo que fez mal do que agradecer pelas milhares de coisas que já fez bem?
Porque é que preferimos sempre ver o lado mau das coisas em vez de nos focarmos nas coisas boas e nos limitarmos a agradecer por elas?

Gratidão gera gratidão e o universo devolve aquilo que lhe enviamos, então se estamos sempre a enviar-lhe energia negativa com as reclamações que fazemos ao longo do dia, como podemos esperar que ele nos retribua com coisas boas?
Olha à tua volta, descobre as milhares de coisas que merecem ser agradecidas e agradece.
Mas agradece de verdade, não porque fica bem ou é algo automático em ti, pára e olha à tua volta, agradece as pessoas que a vida te deu, agradece a oportunidade de veres o sol, agradece o simples facto de teres acordado.

Hoje é dia de reclamar menos e agradecer mais.
Lembra-te, o Universo dá-te o que tu lhe dás a ele, então: só agradece!


segunda-feira, 8 de abril de 2019

Beatrix Potter - Contos Completos

Este é daqueles livros que devia existir em todas as mesas de cabeceira para que todas as noites, quando os pais fossem aconchegar os seus filhos, pegassem nele e lessem uma história.
É um livro delicioso, com histórias relativamente curtas mas cheias de imaginação e mensagens. Temos desde o coelhinho que aprendeu a nunca mais desobedecer à mãe, ao esquilo que aprendeu a respeitar o espaço dos outros ou passando pelo gato que aprendeu que boas acções trazem boas consequências.
São - na sua maioria - histórias simples, sem grandes floreados e muito fáceis de explicar aos mais pequenos. Por isso mesmo podem ser lidas desde sempre, criando nos pequenos não só o hábito da leitura mas também o da imaginação e o de tentar perceber as mensagens que cada história nos ensina.
São cerca de 30 histórias e podem ser lidas pelos adultos aos mais pequenos ou pelos mais pequenos aos adultos, é sem dúvida um livro intemporal de que gosto muito.

Foto da minha autoria

sexta-feira, 5 de abril de 2019

A tua mente... Mente

Já alguma vez paraste para ouvir o que te diz a tua mente?
Já alguma vez reparaste o quanto ela te mente e te manipula?
Já alguma vez paraste para a questionares?
Já reparaste que a voz que ouves não reflecte necessariamente aquilo que és ou pensas?
Que na verdade a tua mente não é quem tu és? E que muitas vezes os medos, as afirmações e as teorias que ela te apresenta estão muito longe da verdade?
E mesmo assim somos tantas vezes dominados por ela.
E o mais estranho é que a maioria de nós nunca pensou no assunto ou perdeu tempo a debater com a sua própria mente.
Bom, há sempre uma primeira vez para tudo.

Ouve a tua mente, sem filtros nem questionamentos, anota tudo o que ela te diz e depois analisa.
Para cada frase da tua mente tens 3 opções "verdadeiro, falso ou não sei".
Relê frase por frase e responde, é verdade o que a tua mente te disse?
Perde tempo a analisar cada frase e vais descobrir que a maioria das coisas que a tua mente te dá como verdades absolutas são na verdade falsas ou algo que não sabes e não tens como saber.
Por exemplo quando sofres por antecipação e a tua mente te diz "o dia de amanhã vai ser muito difícil". Isto não é uma verdade, não tens como saber o futuro, então porque assumes isto como verdade absoluta e sofres por antecipação?
Ou quando a tua mente te diz "isso não vai dar certo por isso é melhor nem tentares" , isto é apenas uma tentativa de te sabotar, mais uma vez não tens como saber o que vai acontecer mas a verdade é que a maioria das vezes deixamos que a nossa mente nos controle e nos impeça de viver de forma plena.

A nossa mente mente-nos todos os dias (provavelmente por isso é que se chama mente), cabe-nos a nós apanhar-lhe as mentiras e não deixar que se transformem em verdades absolutas para nós.
Inicialmente não é um processo fácil, estamos tão habituados a ouvir a nossa mente que acreditamos plenamente que ela é um reflexo de quem somos. Nada mais falso. Há medida que a vamos contrariando e confrontado vamos percebendo exatamente isso.

Não somos aquilo que pensamos, somos muito mais.

Experimenta!


quinta-feira, 4 de abril de 2019

Isabel Allende - A casa dos espíritos

De que é feita uma família?
Como se mantém unida mesmo quando há mil ideais a separá-la?
O amor vence sempre ou por vezes o ódio assume o comando?

O livro conta-nos a história de uma família ao longo de 4 gerações.
Não é - na minha opinião - daqueles livros que nos prende logo na primeira página e que nos dá vontade de ler sem parar até ao fim mas é um livro bem escrito, com uma boa história, que tem a capacidade de nos fazer rir, chorar e ficar na expectativa de saber o que vem a seguir.
Não é um daqueles livros apaixonantes mas é um daqueles livros que no fim nos deixa uma sensação de contentamento por o termos lido.

"Quanto tempo vive o homem, por fim?
Vive mil anos ou um só?
Vive uma semana ou vários séculos?
Por quanto tempo morre o homem?
Que quer dizer para sempre?" - Pablo Neruda

"Estou tão velho que ao olhar-me ao espelho não me reconheço."

"Fui muito orgulhoso e por causa do meu orgulho sofri mais do que os outros."

"Entrou na minha vida como um anjo distraído que ao passar me roubou a alma."

"O porte de fada e aquela maneira de se mover como se voasse."

"Devo ter morrido um pouco."

"Esvaziei-me por dentro como um balão picado, foi-se-me todo o entusiasmo."

"Sentia o frio trespassar-me os ossos, apertar-me as mãos, entrando-me na alma."

terça-feira, 2 de abril de 2019

Ninguém disse que era fácil...

Já reparaste que descarregas as tuas tensões e frustrações nos teus filhos?
Que quando chegas ao fim do dia e respondes com a tua cara feia ou dois gritos estás apenas a afastá-los de ti?
Que eles são apenas crianças a tentarem crescer num mundo cada vez mais louco e que tu estás cada vez menos disponível para ajudar?
Eles não tem culpa se o dia te correu mal ou se estás cansado, não podes esperar que se comportem como adultos e te dêem espaço quando são apenas crianças e passaram o dia inteiro longe de ti, sabias que também eles enfrentaram desafios durante o seu dia?

"Mas eles não querem comer, nem fazer os trabalhos de casa ou sequer tomar banho e eu só quero 5 minutos de descanso" - dizes tu.
Pois, e eles só querem 5 minutos do ti. Sem gritos, sem stress, sem cansaço, sem ordens.
Se não querem comer talvez de vez em quando possas mudar a ementa, se não querem tomar banho talvez lhes possas ensinar como um banho pode ser bom e relaxante em vez de ser tomado a correr sobre gritos e ameaças e se não querem fazer os trabalhos de casa talvez possas tornar a aprendizagem mais divertida.
Não é porque são eles as crianças que tem de ser eles a cederem sempre e a fazerem o que mandas só porque sim, como se fossem robôs automáticos sem personalidade.
As crianças também tem o direito de sentir, de pensar, de questionar.

Tu e os teus filhos são uma equipa por isso não podes esperar que sejam sempre eles a terem de se adaptar a ti e aos teus dias stressados.
Quando os trouxeste ao mundo assumiste com eles um compromisso do qual agora não te podes demitir, por pior que sejam os teus dias.
Não, ninguém espera que sejas sempre perfeito e que nunca falhes, ninguém acha que vais conseguir chegar aos 18 anos deles sem lhes gritar umas quantas vezes ou a tua mão ir parar algumas vezes ao rabo deles, não é disso que se trata.

Há dias que serão sempre mais difíceis do que outros mas a culpa disso não é dos teus filhos, por isso quando chegares a casa depois de um dia horrível, respira fundo, senta-te no sofá, chama as tuas crianças para perto de ti e fica ali um bocadinho agarrado a elas, sem gritos, sem confusões, sem ordens, sem stress, só amor... conta-lhes que o teu dia foi péssimo e que estás muito cansado e pergunta como foi o deles, ouve as suas respostas, sem pressas e depois juntos, em equipa, estabelece o plano seguinte, talvez hoje não estejam assim tão sujos e possam fugir do banho ou quem sabe eles te surpreendam e queiram tomá-lo por iniciativa própria.
Talvez ao fim de semana em conjunto possam cozinhar refeições para congelarem e terem prontas para os dias mais loucos da semana.

Elaborem juntos um plano para que os dias se tornem mais fáceis, com menos gritos.
Deixa a loucura da tua vida lá fora e aproveita o tanto de amor que tens dentro de casa.
Vais ver que se torna tudo muito mais fácil.


segunda-feira, 1 de abril de 2019

Nora Roberts - Um sonho de esperança - Trilogia do Sonho III

E se a tua vida perfeita não fosse tão perfeita assim?
Se a pessoa que amas se revelasse um interesseiro que só ama o teu dinheiro em vez de te amar a ti?
É possível voltar a acreditar quando nos partiram o coração a um nível tão profundo?

Como já disse quando falei dos outros dois volumes, a trilogia tem como tema central três melhores amigas que fazem tudo umas pelas outras e que estão sempre lá quando é preciso.
Neste livro temos Laura, uma mulher que sempre teve uma vida aparentemente perfeita. Até ao dia em que descobre que o seu casamento é uma farsa, que o marido a trai e que só está interessado no património dela.
A partir daqui Laura terá de definir o que quer na vida, terá de dizer adeus à segurança de um casamento e conquistar a sua independência emocional, claro que contará com as suas duas melhores amigas para isso.

Este é mais um daqueles livros capazes de nos fazer chorar. É um romance do início ao fim, já sabemos que vai terminar bem e até adivinhamos umas quantas partes do livro e mesmo assim ficamos presas à história e sorrimos e choramos com ele.
É uma trilogia que recomendo muito para quem é fã de romances puros. Sem dúvida que os 3 livros são absurdamente fantásticos.

Outros volumes desta trilogia:
Um sonho de amor - Vol I 
Um sonho de vida - Vol II


"É preciso valorizar cada segundo."

"Prefiro o carácter à linhagem."

"Todos temos o lugar certo para nós."

"Os sonhos mudam."

"Há sempre alguma coisa por que viver."

"Não vou armar-me em sonhadora desta vez, nem querer mais do que alguém me pode dar. Quero apenas aproveitar." 

"O amor importa."