terça-feira, 2 de abril de 2019

Ninguém disse que era fácil...

Já reparaste que descarregas as tuas tensões e frustrações nos teus filhos?
Que quando chegas ao fim do dia e respondes com a tua cara feia ou dois gritos estás apenas a afastá-los de ti?
Que eles são apenas crianças a tentarem crescer num mundo cada vez mais louco e que tu estás cada vez menos disponível para ajudar?
Eles não tem culpa se o dia te correu mal ou se estás cansado, não podes esperar que se comportem como adultos e te dêem espaço quando são apenas crianças e passaram o dia inteiro longe de ti, sabias que também eles enfrentaram desafios durante o seu dia?

"Mas eles não querem comer, nem fazer os trabalhos de casa ou sequer tomar banho e eu só quero 5 minutos de descanso" - dizes tu.
Pois, e eles só querem 5 minutos do ti. Sem gritos, sem stress, sem cansaço, sem ordens.
Se não querem comer talvez de vez em quando possas mudar a ementa, se não querem tomar banho talvez lhes possas ensinar como um banho pode ser bom e relaxante em vez de ser tomado a correr sobre gritos e ameaças e se não querem fazer os trabalhos de casa talvez possas tornar a aprendizagem mais divertida.
Não é porque são eles as crianças que tem de ser eles a cederem sempre e a fazerem o que mandas só porque sim, como se fossem robôs automáticos sem personalidade.
As crianças também tem o direito de sentir, de pensar, de questionar.

Tu e os teus filhos são uma equipa por isso não podes esperar que sejam sempre eles a terem de se adaptar a ti e aos teus dias stressados.
Quando os trouxeste ao mundo assumiste com eles um compromisso do qual agora não te podes demitir, por pior que sejam os teus dias.
Não, ninguém espera que sejas sempre perfeito e que nunca falhes, ninguém acha que vais conseguir chegar aos 18 anos deles sem lhes gritar umas quantas vezes ou a tua mão ir parar algumas vezes ao rabo deles, não é disso que se trata.

Há dias que serão sempre mais difíceis do que outros mas a culpa disso não é dos teus filhos, por isso quando chegares a casa depois de um dia horrível, respira fundo, senta-te no sofá, chama as tuas crianças para perto de ti e fica ali um bocadinho agarrado a elas, sem gritos, sem confusões, sem ordens, sem stress, só amor... conta-lhes que o teu dia foi péssimo e que estás muito cansado e pergunta como foi o deles, ouve as suas respostas, sem pressas e depois juntos, em equipa, estabelece o plano seguinte, talvez hoje não estejam assim tão sujos e possam fugir do banho ou quem sabe eles te surpreendam e queiram tomá-lo por iniciativa própria.
Talvez ao fim de semana em conjunto possam cozinhar refeições para congelarem e terem prontas para os dias mais loucos da semana.

Elaborem juntos um plano para que os dias se tornem mais fáceis, com menos gritos.
Deixa a loucura da tua vida lá fora e aproveita o tanto de amor que tens dentro de casa.
Vais ver que se torna tudo muito mais fácil.


6 comentários:

  1. Olá! Queria convidar para participar da minha rubrica Os Livros da Minha Vida. Um exemplo aqui: https://livrosesaltos.wordpress.com/2019/04/01/os-livros-da-minha-vida-por-teresa-silva/

    Beijinhos <3

    ResponderEliminar
  2. É tão importante não descarregarmos nos outros as nossas frustrações. E é ainda pior quando o fazemos com as crianças - filhos ou não -, porque ainda há aspetos dos quais não se conseguem proteger.
    Excelente reflexão, como sempre!

    ResponderEliminar
  3. Compreendo te perfeitamente.
    Quantas e quantas vezes isso acontece, até receber uma resposta que nunca tenho tempo para ele.
    Se aperta o coração e doi a ouvir isso porque é a realidade.

    Os filhos não tem culpa dos nossos stress mas por vezes é mais forte que nós. Depois reflectimos e sentimos que não fomos justos.

    Gostei do post e boa continuação.
    Beijinhos
    Os Piruças

    ResponderEliminar
  4. Adoro as tuas reflexões :)
    O problema é que é uma triste realidade que acontece em maioria das casas.

    r: Obrigada :)
    Espero mesmo que tenhas razão.

    ResponderEliminar
  5. Adorei o texto! Tenho a certeza que os filhos vão adorar ter aquele tempo nem que seja só para saberem o que se passa com a mãe e para contar o seu dia e as suas preocupações. Era tão bom que todos os pais fizessem isso! Beijinhos
    https://escritaemdesafiosdemartasousa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar