segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Maria J. C. Gomes - Descomprometidos

E se não acreditasses no amor?
Se achasses que eras imune ao romantismo e que essas coisas de coração a bater mais rápido e borboletas na barriga não passavam de mitos?
Se achasses que serias uma eterna descomprometida?
E se um dia a vida te trocasse as voltas e todas as tuas certezas virassem dúvidas?

Quando comecei a ler assustei-me com o prólogo, o tipo de linguagem e a forma machista do personagem ali retratado não me agradaram e pensei que não seria o meu tipo de livro.
Mas continuei a ler e fiquei inicialmente sem saber de onde tinha vindo aquele prólogo, porque tanto os personagens como o tipo de escrita eram completamente diferentes - no entanto no meio do livro o prólogo acaba por fazer todo o sentido.
A escrita do livro é em si muito simples - talvez por ser o primeiro livro da autora, no entanto não é aquela escrita simples que irrita, é antes aquela escrita que nos faz ler o livro num ritmo alucinante (demorei 2h para o terminar), sem complicações e que torna o livro de fácil entendimento.
O livro é um romance erótico mas eu bateria mais na tecla do romance do que no erótico, porque é um erotismo que faz todo o sentido na forma como é colocado, não é forçado e não nos faz suspirar a pensar que aquilo não necessitava de estar ali. Soltei gargalhadas no meio do livro com algumas tiradas dos personagens, dei uns sorrisos e houve ali uma altura de mistério que me deixou presa. Na minha opinião teria desenvolvido mais esta parte porque achei que daria para explorar mais esta personagem.
O livro é todo falado na "primeira pessoa", os personagens falam por si e não existe narrador.
Inicialmente o livro é bastante descritivo na parte dos personagens, isso acaba por nos fazer ter uma imagem totalmente criada dos personagens. Eu era capaz de escolher os atores para este livro sem pensar duas vezes de tanto que visualizei os personagens.
Resumindo, é um livro simples, fácil de ler e que acho que vale a pena.
O livro só está disponível em ebook e não em versão física - o que acho uma pena. Quem o quiser adquirir pode fazê-lo por exemplo no google play.


"Admito que me dá gozo saber que consigo fazer com que um homem que acha que é Deus na terra caia de beicinho por mim"

4 comentários:

  1. Não conhecia este livro! Mas acho que iria gostar, eu e os romances ahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já li e gostei. É realmente um livro de leitura fácil e acessível, mas muito agradável...Tenho pena que não seja livro físico. Eu comprei através da Wook.pt.

      Eliminar
  2. Comprei, li e adorei...
    Pena nao estar à venda em livro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Eu pessoalmente continuo a achar que os livros merecem serem editados em papel.

      Eliminar